sábado, 12 de fevereiro de 2011

Artigo -Dependência Quimica

Nora Volkow fala sobre o uso de maconha e outras drogas em entrevista
05, abril 2010 | Author: admin

Nora Volkow, neurocientista especialista em dependência química
Em entrevista fornecida a revista VEJA no final do mês de março, Nora Volkow, neurocientista mexicana, radicada nos Estados Unidos, apresentou sua opinião sobre os efeitos da maconha e de outras drogas como o DMT (princípio ativo do chá do Santo Daime), o tabaco e o álcool no cérebro humano.

Ela pesquisou, por meio de tomografias, as reações neurofisiológicas provocadas pelo uso de substâncias e suas relações com outros comportamentos compulsivos como os sintomas do Trantorno Obssessivo-Compulsivo (TOC) e do comer de forma excessiva que leva a obesidade. Os estudos na área ainda geram muitas divergências, mas a neurocientista é capaz de afirmar que, com exceção da cafeína, não existe droga que não possa induzir ao vício ou que não possua consequências tóxicas ao organismo.

Nora Volkow também falou sobre o tratamento da dependência de substâncias e sobre o uso de canibinóides no cuidado a outras desordens orgânicas, uma vez que estes têm se mostrado efetivos na diminuição dos efeitos colaterais da quimioterapia ou na prevenção aos casos de glaucoma.

A pesquisadora termina a entrevista com uma frase que marca sua posição a respeito do uso de substâncias psicoativas: “Nunca usei cocaína, maconha nem outro tipo de droga ilícita. Amo meu cérebro e nunca pensei em estragá-lo.” Confira a entrevista e deixe sua opinião sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário